sábado, 20 de fevereiro de 2010

Precipitação

Juízes 11:27-35

O texto bíblico acima nos conta a história de Jefté, que saiu a guerrear contra os filhos de Amom.

"30-E Jefté fez um voto ao SENHOR, e disse: Se totalmente deres os filhos de Amom na minha mão, 31-Aquilo que, saindo da porta de minha casa, me sair ao encontro, voltando eu dos filhos de Amom em paz, isso será do SENHOR, e o oferecerei em holocausto.”

Podemos dizer que Jefté, não pensou nas consequências deste seu voto, pois seu coração estava tão centrado em vencer aquela batalha, que se esqueceu de pensar naquilo que estava votando. Afinal, sua filha única, ou sua esposa, ou talvez um de seus criados, poderia sai a porta de sua casa quando ele retornasse.

Quando ele retorna a sua casa, sua única filha sai ao seu encontro, e a Palavra de Deus nos diz que ela saiu com adufes e com danças.

Agora imaginemos quanto Jefté estava feliz por vencer as batalhas e quanto mais feliz ele ficava ao estar retornando ao seu lar, porem a imagem de sua filha saindo ao seu encontro lhe turbou o coração de tal maneira que ele rasgou suas vestes e se abateu em extremo.

Mas homem temente a Deus que era não poderia voltar atrás e cumpriu-se o voto.

O que temos que observar nesta história de Jefté é que devemos analisar muito bem, refletir bastante, ponderar e avaliar aquilo que dizemos, pois votos ou palavras mal faladas ou pronunciadas podem trazer consequências muito graves sobre nós.

Podemos aqui colocar mais alguns exemplos bíblicos de precipitações:

Gênesis 15:18 – 16:3 – Sarai

Gênesis 25: 29-34      - Esaú

Josué 9: 1-27               - Josué

Quando passamos por uma situação de precipitação, devemos assumir nossos erros; pedir perdão pelos nossos atos ou palavras; começar a fazer as coisas de forma correta, pois fazendo assim, alcançaremos vitória (BENÇÃOS).

Para não nos precipitarmos devemos esperar no Senhor (Salmos 37:7); ter prudência (Provérbios 8:12); refletir, analisar e ponderar as situações; ouvir conselhos (Provérbios 11:14).

O ser humano tem uma natureza pecaminosa e dificilmente reconhece seus erros, isso muitas das vezes acaba afastando-o de Deus, em algumas situações podemos inconscientemente nos colocarmos como seres superiores até o próprio Deus. Temos a mania de achar que podemos resolver tudo sozinhos e que não precisamos da ajuda de ninguém. Isso é um grande erro que cometemos, pois sem Deus não somos nada, não existíamos, somos somente o pó da terra como esta escrito no livro de Jó 34:15.

Deus os abençoe em nome de Jesus.