segunda-feira, 31 de agosto de 2009

VIDA X MORTE

“Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco têm eles daí em diante recompensa; porque a sua memória ficou entregue ao esquecimento. Tanto o seu amor como o seu ódio e a sua inveja já pereceram; nem têm eles daí em diante parte para sempre em coisa alguma do que se faz debaixo do sol. Vai, pois, come com alegria o teu pão e bebe o teu vinho com coração contente; pois há muito que Deus se agrada das tuas obras. Sejam sempre alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça. Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida vã, os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vida vã; porque este é o teu quinhão nesta vida, e do teu trabalho, que tu fazes debaixo do sol. Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças; porque no Seol, para onde tu vais, não há obra, nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma”. Eclesiastes 9:5-10
O texto base nos remete a pensar sobre a VIDA e a MORTE de maneira muita simples. Uma circunstância que faz parte da outra. Podemos imaginar que existe uma linha muito tênue que separam estes dois eventos, pois todos nós, em algum momento, passaremos por esse inaceitável acontecimento. Ousamos dizer que ao nascermos, já começamos a morrer. Parece nostálgico ou até “dark” (sombrio/negro) esse tipo de análise, mas a partir daí, fica muito latente em nossa mente que precisamos refletir sobre alguns aspectos que envolvem a vida como um todo.
O texto nos sugere duas formas distintas, interessantes e interligadas entre si, para o analisarmos:
PRIMEIRA FORMA – UMA ANÁLISE RACIONAL E LÓGICA. A nossa vida, em algum momento terá um desfecho, e isso sempre será traumático, ninguém nunca aceitará esse fato, e a partir desse momento não nos resta mais nada a fazer. Não é possível ler nas entrelinhas desses versos bíblicos, uma possibilidade de vida após a morte, ou até mesmo outra situação privilegiada para quem “passa dessa para uma melhor”, se você me permite usar este jargão popular, ou ainda uma situação de retorno para dar seqüência a alguma coisa que ficou pendente. A leitura é muito objetiva e clara, pois fala da necessidade de construirmos um projeto enquanto ainda temos o fôlego de vida. Em Hebreus 9:27 (E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo) nos lembra que quando descemos à cova, só nos resta esperarmos o julgamento de nosso Deus que acontecerá em dois momentos muito distintos, as chamadas ressurreições que estão em Apocalipse 20. Enquanto a ressurreição não chega, os mortos ficam em uma inércia total. Não tem como fugir disso, o texto é muito claro. A partir do momento formos colocados naquela caixa de madeira, não há nada mais a ser feito, ACABOU, você consegue visualizar isso? Não se salva mais ninguém, não se constrói mais nada, não se arrepende mais de nada, não existe mais sentimento algum, perdão ou expiação.SEGUNDA FORMA – UMA ANÁLISE POÉTICA. Se o raciocínio lógico nos esclarece tudo, poetizar o texto é uma forma de aprendermos lições muito significativas que nos ajudarão a convivermos com esta sensação de impotência ante o fato VIDA x MORTE. E já que nós não temos controle sobre o ar que respiramos e que a qualquer momento nós seremos somente memória e fotos de retrato em cima do balcão da sala. Vamos compartilhar três lições muito básicas:
PRIMEIRA LIÇÃO – NÓS VAMOS MORRER. Essa afirmação que Salomão nos passa é muito impactante, porque a qualquer momento a vida chegar ao seu fim. Quando chegamos a essa conclusão (muito simplória por sinal), como lidar com esta informação? Vamos encanar e entrar em neura? Como lidar com o fato de que nós já nascemos para morrer? Como não ter a certeza de ver um novo nascer ou pôr-do-sol? A resposta é muito simples. Simplesmente VIVA. Faça as suas coisas valerem à pena. Viva como se não fosse mais haver o minuto seguinte. Faça coisas corretas que lhe trarão paz. Preocupe-se menos com as circunstâncias e viva o presente tendo a certeza de que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito (Romanos 8:28);
SEGUNDA LIÇÃO – SE A MORTE É UM CAMINHO SEM VOLTA, QUE TIPO DE VIDA LEVAR? Esta questão nos faz pensar sobre que tipo de pessoa nós somos. Porque não é o simples fato de vivermos intensamente que nos garante um futuro melhor com Deus. As nossas escolhas definirão o nosso caráter. Precisamos nos apegar em “algo” e fazer desse “algo” uma coisa grandiosa que viveremos e até morremos em função dela. Opte pelos caminhos certos, isso foi uma sugestão de Salomão que está descrito em Provérbios 14:12 (Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à perdição), nem todos os aparentes bons caminhos nos levam a um final interessante. Nós optamos por servir um Deus vivo que fez promessas muito grandiosas aos que lhe servem, veja isso em I Coríntios 2:9 (Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam);
TERCEIRA LIÇÃO – NÃO DEIXE PARA DEPOIS O QUE DEVE SER FEITO AGORA – Não espere a aposentadoria chegar para você ser feliz e curtir a vida. Não espere o final de semana chegar para comer uma pizza muito saborosa. Não espere a desgraça chegar a sua vida para depois ir juntando os cacos do jeito que dá. Não espere os filhos chegarem à adolescência para tornarem seus amigos. Não espere o casamento acabar para mandar flores para a amada. NÃO ESPERE, pelo amor de Deus, em nome de Jesus Cristo, faça acontecer agora. O que te vier à mão para fazer faça agora. Viva suas opções de vida com coerência, para consigo mesmo e para com aqueles que o cerquem.
Talvez você não saiba o que fazer a partir desta constatação. Só existe uma pessoa capaz de responder a todas as suas perguntas. E essa pessoa é o nosso Deus que através da pessoa do Senhor Jesus Cristo atende a todos os nossos anseios.
Tiago 1:4-6 nos diz assim: “... e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que seja perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma. Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, não duvidando; pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento”
Deus abençoe a todos vocês e que PAZ SEJA COM TODOS.
>>Por Diacono Emerson